VIII Jogos Inter-Freguesias, Equipa Masculina, 3ª Jor.: FERRO 2 – Vila do Carvalho 12
Jogou-se hoje no Pavilhão dos Vales do Rio, a 3ª Jornada do Torneio Inter-Freguesias do Concelho da Covilhã. A Equipa Masculina da Junta de Freguesia do Ferro , defrontou a Equipa da Vila do Carvalho, onde perdeu por 12 bolas a 2, golos de Renato, e de Gilberto.
Infelizmente não pude ir ver o Jogo. Fica aqui o resultado.
Comentários
nem faxo comentarios... :/
Brasileiro ou Uruguaio? É com esta dúvida que se começa a explicar o nascimento do Futsal, que surgiu com o nome de Futebol de Salão em 1989, quando passou para a Tutela da Fifa, ganhou o nome de Futsal. Alguns contam que o Futsal apareceu na década de 30 na ( Associação Cristã de Moços ) de Montevidéu e que o seu criador teria sido o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, falecido no ano de 1996. Outra corrente afirma que a modalidade surgiu na ACM de São Paulo, praticada por alguns jovens em quadras de Basquete. O certo é que o Futsal foi regulamentado e começou a ser praticado realmente no Brasil.
Em São Paulo surgiu a primeira Entidade da modalidade da qual se tem notícia até hoje, a Liga de Futebol de Salão da ACM, criada pelo paulista Habid Maphuz, em 1952. Dois anos depois foi fundada a primeira Federação deste desporto no mundo, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, actualmente com o nome de Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro ( FFSRJ ). Já a Federação Uruguaia só surgiu em 1965. A criação e regulamentação das regras é outra prova que faz diminuir as dúvidas quanto à nacionalidade brasileira do Futsal. O primeiro livro de regras foi lançado em 1956 pelo paulista Luís Gonzaga de Oliveira Fernandes, posteriormente adoptado pela entidade que comandava o Futsal mundial na época, a Fifusa ( Federação Internacional de Futebol de Salão ), com algumas modificações.
Mas não foram somente os paulistas que contribuíram para a expansão e desenvolvimento do Futsal. Na mesma época cariocas praticavam o Futsal na quadra do América Futebol Clube.
Assim surgia a primeira rivalidade no Futsal brasileiro : paulistas x cariocas, que acabou contribuindo favoravelmente ao desenvolvimento do desporto no País. Depois , a expansão da modalidade tornou-se inevitável pelas quadras de outros estados brasileiros e consequentemente proporcionando o surgimento de outras potências no Brasil, como por exemplo o Rio Grande do Sul e o Ceará, Estado no qual fica a Sede da Confederação Brasileira de Futebol de Salão ( CBFS )que completou 25 anos em 2004.
Depois desta primeira fase de estruturação, surgiu a dita Fifusa que dominou o Futsal Mundial até 1989, época em que a Fifa começou a regulamentar o Futsal, conseguindo ter aprovado a maioria de suas regras na nova regulamentação da Entidade máxima do futebol, o Brasil desligou-se da Fifusa e desde 1989 está filiado à Fifa.
Graças ao empenho de muitos brasileiros, é que o Futsal espalhou-se por toda a Nação, todos os Países têm Federações e promovem Campeonatos anualmente, como também pelo Mundo.
Nós por cá e pelos dados compilados pela FPF, há cada vez mais jovens a elegerem esta modalidade como o seu desporto de eleição.
O Futsal em Portugal, acabou por ser a variante que apresenta uma maior evolução, tendo mais que quadruplicado o número de jogadores federados, passando dos 5157 verificados em 1995/1996 para os 26877 inscritos na época 2005/2006.
Resta agora acreditar que aqui no Distrito de Castelo Branco, em vez da AFCB passar a imagem negativa desta modalidade, contribuíndo para a sua desacreditação, que enverede esforços para conseguir atrair mais Clubes nesta dita modalidade amadora. A meu ver cada vez existe maior desgate financeiro por parte das Colectividades, não só pelo momento de contenção do País, mas sobretudo pelos elevados custos a que sujeitam os Clubes para a prática desta modalida.
Cumprimentos e até um dia......