14ª Jornada: Minas da Panasqueira 4 – CP FERRO 9

Jogou-se neste Sábado, dia 1 de Março, a 14ª e ultima Jornada do Campeonato Distrital de Futsal, de Castelo Branco. A Equipa da Casa do Povo do Ferro foi ao Pavilhão das Minas da Panasqueira, onde venceu o Jogo por 9 bolas a 4. Golos marcados por Zé Louro-5, Helder Pinto-3, e Edgar Geraldes-1.

Foi um Jogo onde a Equipa da Casa criou dificuldades, onde o Ferro teve que trabalhar para conseguir o objectivo, os 3 pontos. Mas com o excelente trabalho da Equipa da nossa Equipa, conseguimos dominar o Jogo, e a partir daí, foi gerir o resultado.


Umas das dificuldades do Jogo foi o Pavilhão, por ser muito reduzido, difícil lá jogar. Outra, foi o grande poder de luta que a Equipa das Minas tem, que é uma coisa de glorificar, porque apesar de não conseguirem ganhar qualquer jogo, é uma Equipa que dá tudo em campo, apesar de terem poucos jogadores para jogarem (aconteceu no Sábado), aqueles que estão dentro de campo dão tudo por tudo. Parabéns a eles por serem assim.


Quanto á nossa Equipa, a Equipa da Casa do Povo do Ferro, na 13ª Jornada já tínhamos assegurado o apuramento para os Play-Off, que era o nosso principal objectivo nesta época, mas nesta Jornada, com esta vitória, e com o empate no Jogo Retaxo-Peso, conseguimos ir para a fase dos Play-Off em primeiro lugar, o que é sempre bom, porque tem algumas vantagens.
Este apuramento para os Play-Off, este primeiro lugar, deve-se ao trabalho da Equipa, principalmente dos Jogadores, que trabalharam, esforçaram-se, para conseguir este objectivo. A eles, muitos Parabéns.

Agora, que estamos nos Play-Off, é fazer o melhor possível, trabalhar para conseguir o melhor resultado possível. Por isso, Força, Equipa de Futsal da Casa do Povo do Ferro.





- - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Restantes Resultados desta 14ª Jornada.

Retaxo 3- AJ Peso 3
Carvalhal Formoso 5 – Caria 0
Bouça 1 – Colmeal da Torre 4

Tabela Classificativa, após as 14 Jornadas, mas ainda por decidir o resultado final do Jogo Caria-Retaxo, que penso que ainda não foi decidido:

Ferro 28
Colmeal da Torre 27
AJ Peso 27
Retaxo 25

Carvalhal Formoso 21
Caria 19
Bouça 11
Minas da Panasqueira 1

Comentários

Anónimo disse…
Parabens ....Parabens pela vitória e pelo primeiro lugar...

Força para os PLay-off
Muito bom dia

Agora que acabou a fase regular deste que todos diziam que era um campeonato a brincar, mas que se tornou bastante sério. Vem ai a fase dos play-off, com as quatro equipas mas competitivas deste campeonato. Do primeiro para o quarto lugar existe apenas um ponto (se for dada a vitoria do Retaxo em Caria) a dividir toda esta gente. E também aqui se vê que este campeonato não era brincadeira como toda a gente dizia.

Mas agora quero é falar do Retaxo, que é a minha equipa de coração.
Temos já conquistado dois dos sete objectivos que tínhamos no início da época. Desde inicio que tínhamos 4 objectivos em seniores (presença nos play-off, presença na final taça, ganhar a taça e vencer o campeonato) e 3 em Juniores (vencer o campeonato presença na final taça e ganhar a taça). E nesta fase é isto o mais importante.

Em relação ao Retaxo vs Peso, quero desde já aqui deixar o meu pedido de desculpas ao guarda-redes do Peso (não é o Gonçalo mas sim o outro), pela minha atitude no final do encontro, quando este se dirigia para o balneário. São coisas do jogo e peço desculpa.

Em relação ao jogo propriamente dito, acho que foi um jogo em que ambas as equipas poderiam ter vencido, um digno jogo de campeões.
O Retaxo entrou mal na primeira parte, e ai sem duvida o Peso foi superior, marcado cedo o primeiro golo da partida.
A partir dai o Retaxo, tentou equilibrar as coisas e a meio da segunda parte empata o jogo.
No entanto é salientar a coragem da equipe técnica que mesmo empatado, arrisca com o guarda-redes avançado, que só não deu golo por muito pouco, porque a vitoria era a única coisa que interessava para se chegar ao final em primeiro do campeonato.
Em relação a arbitragem é de lamentar o procedimento da AFCB. Sabendo que têm que se pagar envia árbitros de longe para que os clubes abram os cordões a bolsa.
Uma arbitragem fraca que prejudicou ambas as equipas, penso eu que até se prejudicaram a eles, porque havia observadores na bancada.

Vai aí os play-off, e desejo a maior sorte do mundo a todos, mas em especial ao Retaxo. Vocês têm um fim-de-semana para descansar o Retaxo tem a Taça, aproveitem o descanso, já que o Retaxo não pode.

Queria aqui deixar um convite para todos os amantes do Futsal distrital, vão a Penamacor ver a final, é sábado.

Os juniores do Retaxo, são 5 estrelas, depois de terem ganho no sempre difícil ACA (Alcaria), foram a Castelo Branco ganhar ao Boa Esperança, local onde se deslocam no próximo sábado para mais uma eliminatória da Taça de Juniores.
Temos que ir concentrados, para ganhar este jogo, porque não existem jogos iguais, e este em disputa, uma presença na final.
Em relação ao campeonato, queremos fazer a festa, já no próximo jogo no Retaxo a 16 de Março.

Pessoal do RETAXO, vamos a Penamacor apoiar a nossa equipa. Queremos revalidar o titulo.

Cumprimentos a todos
Paulo Duarte disse…
Play Off Final Said...

Passo o facto de eu ser muito suspeito para o dizer, este Play Off final é para mim a fase final mais importante dos últimos campeonatos.
Enfrentam-se os melhores jogadores ( Equipas )deste Distrital, que foi a meu ver o mais equilibrado de que tenho memória.
Como se isso fosse pouco, estas 4 equipas têm disputado entre si, vários desafios que mais pareciam finais antecipadas.

Nos últimos tempos, teimosamente a Casa do Povo do Ferro, tem estado sempre entre as principais equipas do Distrital, salvo a época passada, mercê do que todos sabemos, não valendo para isso a pena recordar.

Penso que agora, o Ferro vai tentar querer mudar esta história recente, tentando disputar a final.Mas para isso, terá que ultrapassar uma equipa muito equilibrada em campo, tendo também esta algo a dizer e que assumiu recentemente, O Retaxo.

A Ver vamos , mas a coisa promete.


" A Sorte protege os audazes Said... "

Ainda ontem , em conversa com um dos jogadores do Ferro, o João Morais, falavamos de alguns jogos onde o Ferro não teve Sorte.

Em análise, e já que mais do que uma vez ouvi dizer isso a tantos outros, deixo aqui uma crónica sobre a sorte ou alegada falta dela.

Ouço com frequência as seguintes afirmações : " perdemos por falta de sorte" ou " devíamos ter ganho, mas tivemos azar " , etc e tal.

É certo que a sorte é um elemento importante do jogo de que não podemos esquecer, no entanto na minha opinião, podem trabalhar para que a " sorte" surja mais vezes.
Po exemplo: se a equipa falha muitas situações de finalização em superioridade numérica ou de baliza aberta, caso clamoroso da equipa do Ferro, isto será : falta de sorte ou falta de trabalho ?
Se erra passes constantemente, se sofre muitos golos na zona central ou ao 2ª poste, se dribla em zonas proibidas e perde a bola, se sofre muitos golos de 5 para 4 ou se não consegue finalizar de 5 para 4 , no centro , etc, etc ..
Será tudo isto falta de sorte ou necessidade de trabalhar mais ?

Para mim , todos estes exemplos parecem-me antes necessidade de trabalhar mais o passe, o remate, as movimentações, a concentração, as tomadas de decisão , etc ( ou simplesmente e muitas das vezes " azelhice no momento ", mas isso já é outro problema...).
O que tenho a certeza é , quanto mais trabalharem estes aspectos nos treinos de forma correcta e específica ( continuamente e repetidamente ) , a equipa melhorará e evoluirá, e todas as acções acima indicadas vão seguramente tendo mais sucesso e garanto-vos que a " sorte " vai aparecer muitas mais vezes ( até para os mais " azelhas " )!

No fundo , é como diz o ditado, " a sorte protege os mais audazes" , ou então como eu costumo ( e prefiro )dizer, a sorte dá muito trabalho.

Assim e analisando bem o Campeonato da época anterior , mudou 2 factores , na época 2006/2007 o Ferro foi a equipa menos batida no campeonato na 1ª Fase , esta época 2007/2008 , foi a mais finalizadora.
Procurem a "sorte" de sofrer menos golos , com mais trabalho , dedicação e sentido de oportunidade.
Abraço e pensem nisto....
Paulo Duarte disse…
A Equipa / Família Said...

O Ferro nos últimos tempos, tem primado pela estabilidade do seu Plantel, o que lhe tem assegurado um entrosamento e consistência já admiráveis.
O desenrolar deste Play Off, poderá depender da estabilidade emocional e do chamado " calo ", de alguns jogadores mais experientes nestas andanças, o que , não quer dizer que a Juventude não tenha factores positivos, porque os tem e muitos, permitindo por vezes impor mais velocidade e performance no jogo, ajudando a abrir brechas na equipa adversária partindo-a, e assim podendo usufruir de melhores pormenores ofensivos.

O Plantel 2007/2008 da Casa do Povo do Ferro, é para mim um conjunto consistente, lutador, capaz de se autosuperar por vezes em momentos mais difíceis.Para isso conta e tem contado muito, a ajuda que cada um dá ao seu colega.
É primorosamente, um Plantel fantástico e com um ambiente fora de comun.
É assim que se deve encarar sempre o desporto, com humildade e nunca procurando protagonismos individuais.
Parabéns a todos , por terem atingido os Play Offs e que joguem sempre o jogo pelo jogo com fair play.

P.S. Parabéns ao Jogador ( Helder Santos ), porque hoje, dia 5/03/2008 faz 35 Anos, e tem ainda muito Futsal nas pernas para ensinar aos mais novos.
Ana Martins disse…
A.D.R Retaxo-AJPeso Mais um grande jogo de futsal bem disputado por duas grandes equipas, quem se dirigiu ao pavilhão do Retaxo no ultimo sábado teve oportunidade de assistir a um bom espetáculo de futsal! Em que o Peso começou por dominar o jogo e chega ao golo marcado por
Marco Martins (sem duvida o melhor jogador em campo, bisou em golos e que golos).Pena o resultado, com grande influencia da arbitragem, recorde-se aqui que os 2 golos marcados pela equipa do Retaxo foram fruto de lances irregulares(o 1º a nasce da marcação de um fora em que a bola não estava sobre a linha lateral, lance este em o sr arbitro viu e nada fez, o segundo a bola é literalmente roubada dos pés do jogador da AJ Peso com a mão). Polémicas à parte... o q interessa é q o objectivo foi cumprido e estamos nos play-off:)
VAMOS LÁ EQUIPA!!!! com garra e atitude... e ao contrário do que foi gritado pelos adeptos do Retaxo o Peso é GRANDE e não merda...( aqui patente fica também que no jogo da taça, no pavilhão do Peso a claque do Retaxo para além de apoiar a sua equipa ainda conseguiram a proeza de queimar uma parede e de partir cestos do lixo...É triste mas real)

As publicações mais vistas

14ª Jornada: GD Bouça – CP Ferro, 2 - 9

18ª Jornada: ADR Retaxo – CP Ferro, 6 - 3.

Torneio de Abertura do Campeonato Regional de Pétanca.