14ª Jornada: GD Bouça – CP Ferro, 2 - 9
Depois de dois fins-de-semana sem haver jogos de Futsal, devido a haver paragem no Campeonato para que se realiza-se a Final da Taça de Honra, e para que houvesse reciclagem de Árbitros. Este Sábado, dia 3 de Março, o Campeonato voltou, para se efectuar então a 14ª Jornada, onde a Equipa da Casa do Povo do Ferro foi ao Pavilhão das Cortes de Meio para jogar contra a Equipa do Grupo Desportivo da Bouça. Assim, a Equipa da CP Ferro lá conquistou mais 3 pontos, tendo ganho á Equipa da Bouça por 9 bolas a 2, onde os marcadores do Ferro foram; Bruno Paulo – 1, Edgar Geraldes – 3, Pedro Ferreira – 3, Luís Rodrigues – 2. Foi um jogo onde na 1ª parte o Ferro parecia que andava a dormir um bocado, mas depois na 2ª acordou e fez aquilo que lhe competia fazer, marcar golos. O Ferro marcou 9 golos, mandou 3 bolas aos ferros, e houve mais umas poucas oportunidades para fazer o golo. A Bouça marcou 2 golos, mandou 3 bolas aos postes, e teve mais uma ou duas oportunidades para marcar, mas que não con
Comentários
Durante o nosso dia a dia, a todo o momento somos obrigados a tomar decisões, quase sem nos apercebermos, ex: decidir que caminho vamos fazer hoje para ir para o emprego ou se vamos ao banco antes ou depois do almoço, etc.
No entanto, a importância das nossas decisões é vital para a nossa vida quotidiana, pois por vezes uma má decisão pode levar a situações complicadas com repercusões graves.
Pelo facto de que decidir é difícil, as pessoas que têm maior poder de decisão, geralmente destacam-se na sociedade em geral, e são por isso, pagas muitas vezes a preço de ouro por essa capacidade que têm, como por exemplo os gestores das empresas, chefes de departamentos, etc.
Transportando isso para o desporto, os atletas e treinadores para terem sucesso, têm, obrigatoriamente, que ter um excelente poder de decisão, pois só assim conseguem atingir os níveis de competência exigidos, pois as decisões num jogo de Futsal, acontecem de forma permanente ( com espaços de segundos ) e é o reflexo dessas decisões que decidem os resultados dos jogos.
No entanto, também há atletas que têm poder de decisão , e que gostam de decidir, e procuram a bola a todo o momento para assumir o jogo, mas que depois tomam as decisões erradas e acabam por prejudicar a equipa.
Por isso, acho muito importante treinar o poder de decisão diariamente, efectuando exercícios que obriguem os atletas á ter que decidir permanentemente, levando-o a escolher sempre as melhores opções numa determinada situação, e corrigindo-o sempre que toma as decisões erradas, demonstrando o porquê da decisão ser errada e os reflexos negativos que a mesma teve, pois nos jogos indubitavelmente, ganha sempre a equipa que toma mais vezes as decisões acertadas , e que por isso erra menos vezes.
Quanto aos treinadores, a sua tarefa é muito árdua, pois têm que tomar decisões (difíceis) a todo o momento, quer durante a semana em que aparecem várias situações de decisão, quer relativas ao treino, quer de condução dos atletas ( castigos,repreensões, etc. ), decisão de convocatória, que estratégia que vai utilizar, que jogadores utiliza durante o jogo, etc, no fundo, tal como faz um gestor ou chefe de departamento numa empresa.
Resumindo, o mais importante ( para todos ) , é não fugir quando se tem que tomar decisões, pois por vezes, vale mais decidir mal do que não decidir, e escolher bem as decisões que toma, analisando os prós e contras ( por vezes numa fracção de segundo ) , para que seja tomada a melhor opcção, pois maioritariamente, é o êxito das nossas decisões que determinam o nosso sucesso !
Assim para os próximos desafios que se adivinham difíceis, os jogadores e seu treinador da Casa do Povo do Ferro, que tomem todos em conjunto as decisões mais acertadas,e assim sendo encontrarão o caminho certo para uma vitória justa e sem precalços.
Agradeço aqui ao SR. Pedro Silva , pela sua enorme capacidade de decisão, fazendo com que eu tenha perdido um bocadinho de tempo, e decidir deixar aqui essa mesma mensagem.
Como ele dizia ... " Pensem nisso e opinem, decidem bem .... "