Pausa no Campeonato.

Este fim-de-semana o Campeonato Distrital de Futsal Sénior Masculino faz uma pausa, para que os Sr. Árbitros tenham reciclagem.

Continuará no próximo Sábado, dia 16, com a Taça de Honra “Carlos Ranito Xistra”, 2º jogo da 2ª eliminatória, onde o Ferro vai a Belmonte jogar com a Equipa do Carvalhal Formoso.

Comentários

zé da vila disse…
Afinal Danitri, estás acordado.

Então Rapazes do Futsal, força ai nas canetas, dia 16 é para ganhar.
danitri.® disse…
Fórum SliderVirtual: http://slidervirtual.forum-livre.com/
Tudo o que quiseres procurar na Net, está aqui neste Fórum. Entra, regista-te, e encontrarás Filmes, Musica, Fotos, Programas, etc..
João Lino disse…
"Sentir Futsal"
em

www.jlino7.blogspot.com


Para todos os amantes do futsal, que tenham opinioes criticas sobre a modaliade, vem comentar e discutir os temas!

Fico á espera!

Abraço
Paulo Duarte disse…
Liberdade Said...

Sou um adepto de processos ofensivos com movimentações tácticas bem estruturadas, e fico extremamente satisfeito quando vejo os jogadores a interpretarem correctamente durante o jogo, todas as movimentações que durante a semana são treinadas e que dão tanto trabalho a desenvolver e a planificar quer do Mister , quer dos próprios jogadores. No entanto , sou totalmente contra a " mecanização " dos processos ofensivos, pois acima de tudo, sou um " fervoroso " adepto da criatividade e da liberdade " mental" do atleta durante o jogo.

A beleza e espectacularidade desta modalidade , reside essencialmente na capacidade criativa dos atletas, e são esses momentos que fazem com que as pessoas gostem e venham assistir a um jogo de futsal, pois para a maioria dos adeptos o mais importante não é se o golo foi obtido numa jogada estratégica que é treinada diariamente, mas sim a forma de como foi efectuado o passe, o drible ou o remate. Por vezes, nem sequer se lembram dos golos, mas sim das " fintas" ou do passe que um jogador fez num determinado momento de jogo...

Uma das qualidades que eu mais admiro e valorizo num jogador, é a sua capacidade de tomar decisões, e é isto que diferencia os grandes atletas, daí que , se não lhe for dada essa " liberdade ", de poder optar e decidir acções, optando antes, por o "obrigar" a tomar as decisões que lhe são impostas por uma rigidez táctica, limitaremos não só a evolução do atleta, mas principalmente a evolução do próprio jogo.
Os jogadores não são máquinas, por isso devemos-lhes dar sempre a possibilidade de tomarem as suas decisões, para que constantemente essas se tornem melhores ( e consequentemente a equipa também será melhor ), em vez de " castrar " a sua vontade de decidir, que fará com que o jogador estagne ( e consequentemente a própria equipa ).

Ouço muitas vezes , os treinadores dizerem que têm bastante mais dificuldades em jogar contra equipas desogarnizadas e nulas tacticamente do que contra equipas bem organizadas e com um modelo de jogo bem definido e estruturado. Concordo plenamente porque tudo tem a ver com o improviso.

Apesar de tudo, defendo obviamente, que uma equipa organizada tem mais possibilidades de ter sucesso do que uma equipa sem organização, e quem trabalha mais e melhor geralmente tem melhores resultados, e logicamente devem existir organizações e movimentações tácticas bem definidas. No entanto, do meu ponto de vista, o sucesso dessas acções , advêm de uma eficaz correspondência entre a organização e a criatividade, potenciando a capacidade de análise e decisão dos atletas, tornando-os mais responsáveis nas suas acções, e dando-lhes liberdade para escolher as sua opcções, no fundo tudo se resume a uma liberdade...com responsabilidade.

Treinador Said...

Considero que para se ser um treinador de futsal tem que dominar 3 factores fundamentais :

1 - Saber correctamente planificar, estruturar e organizar o dia-a-dia da sua equipa, nomeadamente os treinos os jogos e tudo o que isso engloba, sendo para isso vital, conhecer muito bem o Clube que orienta, quais as suas dificuldades, a sua estrutura, etc, de forma a que a planificação seja compátivel com a realidade do Clube.
2- Ter uma boa relação com todas as pessoas que englobam a equipa, seja a técnica, directiva, etc, mas principalmente os atletas, e para isso não discuto a melhor forma de o fazer, pois depende de pessoa para pessoa, da personalidade do treinador e / ou jogadores, bem como do " meio " em que está inserido o Clube, o importante é manter as pessoas motivadas, tendo a certeza que todos " darão tudo o que têm " pela equipa em qualquer circunstãncia ! No entanto, defendo , uma proximidade com os jogadores ( e restante elementos ), que sintam que o treinador é também um ser igual a eles, e que eles sintam que são parte integrante das decisões da equipa, escutando as suas opiniões etc, partilhando emoções e tentando sempre estar a par dos seus problemas, quer pessoais, quer profissionais, etc. No fundo, tratá-los como amigos, obviamente demarcando que a última decisão é SEMPRE a do " MISTER " .
3-Saber " ler " o jogo e ter capacidade para " mexer " correctamente durante o mesmo, pois é isto que define se o treinador tem capacidade para ocupar o lugar que ocupa.

Qualquer treinador que seja mau em alguns destes 3 factores, mesmo que seja excelente nos outros, jamais será um treinador bem sucedido, no mínimo terá que os dominar razoavelmente, sendo o equilíbrio destes factores, a chave do sucesso.

No fundo , tudo se resume à função principal , a capacidade de liderança, e o Mister Zé Mendes tem todos esses atributos.

As publicações mais vistas

14ª Jornada: GD Bouça – CP Ferro, 2 - 9

18ª Jornada: ADR Retaxo – CP Ferro, 6 - 3.

Torneio de Abertura do Campeonato Regional de Pétanca.