Futsal Distrital Sénior Masculino, Época 2007/2008.

Ora com mais uma Época desportiva quase a começar, e depois de uma Férias já gozadas (para muita gente, para mim não), o Blog “Pitbull Ferro” entra de novo em acção, assim aqui publico as novidades desta Época:

Oficio resumido da Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB):

A Associação de Futebol de Castelo Branco organiza, entre outros, o Campeonato Distrital de Futsal, Seniores Masculinos, e a Taça de Honra “Carlos Ranito Xistra”, para esta nova Época 2007/2008.

Com esta Organização, a Associação de Futebol de Castelo Branco lançou então os seguintes pontos:

1- Se o Campeonato Distrital de Futsal tiver um numero igual ou inferior a 6 (seis) Equipas, esse Campeonato irá ser disputado por pontos a 4 (quatro) voltas.
1.1- No final da Competição, a Equipa que obtiver o maior numero de pontos, será a vencedora da prova.
1.2- Disputam-se 2 (duas) voltas em casa de cada Equipa.
2- Se o Campeonato Distrital de Futsal tiver um numero superior a 6 (seis) Equipas, esse Campeonato irá ser disputado por pontos a 2 (duas) voltas.
3- O Campeonato Distrital de Futsal Séniores Masculinos, será disputado pelos clubes, que estejam classificados, ou quem para ele se vierem a inscrever.
4-
O Campeonato Distrital de Futsal Séniores Masculinos, será disputado em duas fases.
4.1- Na primeira fase jogam entre si por pontos, a 2 ou 4 voltas, para apurar os quatro primeiros classificados. Depois na segunda fase, essas quatro Equipas, irão disputar um Play-Off entre si, á melhor de 3 jogos, por eliminatórias, até se encontrar o Campeão Distrital.
4.2- O emparelhamento dos Play-Off, será o seguinte:

Classificado - vs - 1º Classificado
Classificado - vs – 2º Classificado

4.3- O primeiro Jogo dos Play-Off será sempre realizado em casa da Equipa pior classificada, o segundo em casa da Equipa melhor classificada, e o terceiro, em caso de necessidade, novamente em casa do Clube melhor classificado.

5- Este Campeonato Distrital de Futsal Séniores Masculinos, só se realiza se estiverem no mínimo 4 (quatro) Equipas inscritas.

A cópia do Oficio inteiro (cliquem para aumentar):


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
.
O Blog “Pitbull Ferro” apurou que vão participar neste Distrital de Futsal, apenas 6 Equipas: Retaxo, Carvalhal Formoso, Colmeal da Torre, Cariense, Ferro, e Peso. A AFCB acabou com o apoio no pagamento aos Árbitros, ou seja, devem ser os Clubes a paga-los, e deve ser isso que está a colocar “travão” á entrada de novas Equipas. Sabe-se ainda que as Minas da Panasqueira, e Louriçal do Campo, pretendem entrar neste Campeonato.

A Casa do Povo do Ferro informa, que se a falta de apoio aos Árbitros por parte da AFCB se vier a confirmar, esta Instituição não vai entrar neste Campeonato. A principal razão, e a mesma de sempre, é que a CPF não tem orçamento para entrar num Campeonato a pagar os Árbitros, devido á falta de apoios.
A CPF informa ainda que não concorda com o Campeonato a decorrer em 4 voltas, 2 jogos em casa para cada Equipa, isto se só se inscreverem 6 Equipas. Assim com 2 jogos em casa, mais 2 fora, faz 4 jogos com a mesma Equipa durante o Campeonato, depois mais a Taça de Honra, e depois os Play-Off, com isto tudo uma Equipa poderá jogar com a mesma Equipa 6, 7, ou 8 vezes. Para a Casa do Povo do Ferro, isto assim não está correcto, rezamos que entrem mais do que 6 Equipas, ou então que a AFCB volte atrás, porque se a AFCB assim desejar fazer em 4 voltas, a Casa do Povo do Ferro não entra no Campeonato.

Como a Casa do Povo do Ferro, com certeza que as restantes Equipas não concordam com estas dois novos pontos, por isso desejamos, para bem do Futsal Distrital, que a AFCB considere.

Para já, é o que o Blog “Pitbull Ferro” conseguiu apurar, neste começo de Época. Se houver mais novidades, aqui serão colocadas.

Comentários

Anónimo disse…
Esperemos que a AFCB, considere e reveja melhor estas novas regras...
O futsal não pode acabar no Ferro, é uma das actividades que anima esta vila...

Esperemos que o Ferro continue...
Abraço
Tiago Matos disse…
Entao mas será k a AFCB nao tem dinheiro pra pagar aos arbitos!!! Os clubes do distrito ja fazem um enorme esforço pra entrarem no futsal e agora ainda têm k pagar aos arbitros????
( a ver por algumas arbitragem, axo k anteriormente ja havia clubes a pagar aos arbitros lol....)
so gostava de saber se nas restantes associaçoes d futebol do país, os clubes pagam aos arbitros!!!
Penso ainda, k a Casa do Povo Ferro, nesta altura do campeonato ja deveria ter conhecimento d todas as situaçoes, uma vez k se comprometeu com 14 jogadores logo a participaçao no campeonato distrital d futsal nao deveria ser uma incognita .... !!
Anónimo disse…
isto de um gaijo fazer coments e depois estar espera que o danitri o lançe estámal
acabou-se pro isto nao vale apena
danitri.® disse…
A participação da Casa do Povo do Ferro no Campeonato Distrital de Futsal, não é nenhuma incógnita. A Casa do Povo do Ferro quer entrar neste Campeonato, nós dirigentes queremos entrar mais do que qualquer Jogador, de certeza absoluta, mas não é com as situações que a AFCB anunciou. A CPF não tem culpas nenhumas destas situações acontecerem.

Ora um Clube como a Casa do Povo do Ferro que sobrevive somente aos apoios de publicidade, aos poucos trocos internos (rendas, etc..), aos quase nenhuns trocos dos Associados (porque dizem que ser sócio não serve para nada), e á inexistência de apoios da Câmara, e outros... com estes apoios fraquíssimos, se as despesas subirem, a CPF não tem hipóteses nenhumas. Nem a CPF, nem outros clubes equiparados. Com o pagamento dos Árbitros, e o Campeonato a desenrolar-se em 4 voltas, as despesas da CPF sobem muito em relação ao Ano Passado, e para isso é preciso um bom Orçamento, ao qual a CPF não tem hipóteses de conseguir apoios, porque já como estava, é difícil, quanto mais assim.
E depois, para a Casa do Povo do Ferro, um campeonato em 4 voltas não tem lógica nenhuma.
danitri.® disse…
Anónimo das 21:08, se queres cá vir, vem, se não, não venhas, não fazes cá falta nenhuma. Não é para ti que eu faço isto, é para quem se interessa , tu não, por isso baza.
Anónimo disse…
Retaxo, Carvalhal Formoso, Colmeal da Torre, Cariense, e Peso, então não dizeis nada sobre o assunto?
tambem gostaríamos de ver as vossas opiniões sobre esta treta das arbitragens.... ou sos comentários são só para o deita abaicho?
Anónimo disse…
O Orçamento da Casa do Povo do Ferro não comtempla os apoios da Junta e da Câmara porquê????
Anónimo disse…
deviam informar-se melhor, pois o Peso ainda é uma incognita, mas vai participar o Vila do Carvalho e as Minas, ou seja, no minimo ja ha 7 equipas :)

então o quadro competitivo sera igual ao da epoca anterior.
danitri.® disse…
A Junta de Freguesia dá apoio, apoio-nos o Ano Passado, este Ano também deve apoiar, mas a Câmara Municipal não apóia, o porque, não sei.

As Equipas que já estão inscritas até este momento, informação fornecida pela AFCB, são o Ferro, o Caria, o Colmeal da Torre, o Carvalhal Formoso, o Retaxo, e as Minas da Panasqueira. Sei que o Peso e a Bouça têm um ponto de interrogação, quanto á Vila do Carvalho, não sei de nada. O Jornal do Fundo anunciou há duas semanas que o Louriçal do Campo andava a arranjar apoios para entrar, de resto não sei de mais nada.
Anónimo disse…
nestas condiçoes d ter d pagar aos arbitros nao m parece q a Bouça entre...somos um clube pequeno e na epoca passada foram os proprios jogadores q pagaram a inscriçao para puderem jogar!!
amor à camisola, raro por ai!!
saudaçoes desportivas
danitri.® disse…
Dia 14, quando formos á AFCB, temos que juntar os Clubes todos, para fazer pressão sobre eles, para que a AFCB pague os Árbitros. Porque se não é muito difícil. Até o Campeonato fica com mais Equipas, se a AFCB pagar os Árbitros. Melhor para o Distrito, melhor para as pessoas que gostam de Futsal.
Anónimo disse…
o objectivo da a.f.c.b. é acabar com esta modalidade que se tem vindo a expandir bastante ao longo dos anos.Estes senhores ja deviam sair ha muito tempo,não estão habituados aos tempos modernos,se calhar ainda estão a espera que o eusébio volte a jogar futebol.Sinceramente,não acredito que se irá disputar o campeonato distrital de futsal,as colectividades ja fazem um esforço enorme nas inscriçoes,que não são nada baratas,pagar a gnr,alugar pavilhão e agora também pagar a árbitros?Toda a gente sabe que os clubes não têm dinheiro,isto é uma maneira de a a.f.c.b. dizer que quer acabar com o futsal para só terem que se preocupar com o futebol 11.Isto é mesmo mau,o distrito começa a desaparecer no mapa,nos ja somos os"pequenitos"de portugal e assim o continuaremos a ser.Infelizmente ha pessoas que quando se agarram ao poder,muito dificilmente percebem que não estão a fazer nada,daí o meu completo desagrado/repudio,a estes senhores que estão a frente do destino da a.f.c.b.
resta nos apoiar as equipas que se encontram a disputar campeonatos da 2a e 3a divisão do nosso distrito.obrigado.
Anónimo disse…
danitri junta os clubes para que todos juntos fazam um movimento de protesto contra o pagamento de arbitragem tou certo que podes contar com o pexoal da Bouça
que anda nisto sópara passar tempo..
saudações desportivas
Anónimo disse…
Infelizmente,nestes moldes,que esta associação pretende,é um total desrespeito ás colectividades que pretendem participar.Existe também um esforço para acabar com a corrupção,sendo esta medida aplicável,uma ma arbitragem ira suscitar duvidas.Mas os senhores da a.f.c.b. é que mandam,eles é que sabem,mas sabem muito pouco,ou melhor,não sabem.Que se dediquem a pesca,mas mesmo aí penso que não teriam sucesso,os peixes mal lhes sentiam o odor,fugiam!!
Anónimo disse…
Distrital de Futsal de Castelo Branco de " TANGA ".

O Associativismo Desportivo neste Distrito está cada vez mais pobre.

Doutaram-se quase todas as Freguesias de estruturas desportivas, afinal para quê ?

O Futsal Senior Distrital está a beira de fechar as suas portas, perguntariam muitas pessoas porquê ?

Facilmente chegamos a conclusão, que os apoios Estatais para a prática do desporto, não vê com bons olhos o desporto amador, mas apenas e somente os chamados "grandes".Como dizia um crónista conhecido por toda esta Região , o pobre tem de lutar para conseguir aquilo que pretende. Por sua vez, aos ricos, basta o dinheiro para que consigam os objectivos.

Idolatrar a prática do desporto, cansa todos os que trabalham em prol do Associativismo regional, porque não se enquadra com a realidade da Beira Baixa.

Este ano e a poucos dias do chamado sorteio, a realidade encaixa em tudo o que anteriormente escrivi.Poucas são as equipas inscritas e em nada abona, a modalidade ( este ano ) que querem implantar os Senhores da Associação de Futebol de Castelo Branco.

Se não houver seis equipas o Campeonato Distrital de Futsal Senior Masculino realizá-se-á a quatro voltas. Para quê ? Para interter o pessoal ?
Este ano o pagamento da arbitragem é da responsabilidade dos Clubes participantes ! Com que regalias ?

Os modelos ( fichas de inscrição etc...e tal ), foram alterados os seus preços actualizados para cima , o exame médico desportivo é obrigatório , concordo com esta posição mas, deveria haver por parte do Estado uma comparticipação, nada....

Afinal , também o Distrital de Futsal Feminino foi extinto, o que andam os senhores da AFCB , a fazer ? Deviam quanto a mim aproximar os Clubes que já participaram nesta modalidade e não obrigá-los a milagres financeiros, fazendo-os desistir com todas essas exigências.

Quem comanda os destinos da AFCB , está mais do que obsoleto, porque ideias novas , nada se vê , incentivos muito menos, ora veja-se também o Distrital de Futebol de Onze, tantos anos com duas Distritais ( 1ª e 2ª Divisão respectivamente ), por pouco não acabava também, tendo que refazer após tantos anos, uma nova prática , havendo apenas para o efeito uma única divisão, isto já vem do ano pasasdo .

A Sic, estação de televisão de Carnaxide, aposta este ano nesta modalidade , transmitindo 35 desafios, por cá a estação da Quinta do Amieiro de baixo ( AFCB ), aposta em fazer fechar as portas aos Clubes participantes.

As desculpas são as mesmas de sempre, o Estado baixou a comparticipação para as Equipas de formação, pois baixou essa comparticipação, e os outros devem para que continuem a fazerem-se vangloriar em fotos e jornais como forma de promoção pública, pagar tudo e para todos.

Devemos soletrar bem o ditado de " direitos iguais e para todos ", não nesta conjunctura politíco/desportiva , que nada traz de benéfico para a nossa zona.

Pagar as arbitragens ??? Não querendo também ferir a sensibilidade maliciosa desses senhores, por tudo o que tenho visto, relativamente a algumas dessas pessoas presentes nesses recintos de jogo que ajuizam e decidem sobre essas Leis de jogo, só lhes reconheço por vezes incompetência, arrogância e prepotência.Quanto mais pagar-lhes !

Clubes , Directores , Jogadores e até o próprio Público, paga por vezes pela sua instabilidade emocional, será que também esses senhores não deveriam pagar , por erros claros que prejudiquem claramente o espectáculo desportivo e os Clubes ?

Reconheço que errar é humano, mas será que esta politíca adoptada de que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem , não será também um erro crasso ?

Deste País já nada me admira, ganha-se uma Medalha de Ouro em Triplo Salto e vem logo o Estado prometer um recinto coberto para essa prática de ***** estrelas. Ora aí está , querem apostar que fica sediado em Lisboa ?

Assim toda a gente esqueçe o que se passa no interior!!!!

Um Sócio Atento e desiludido ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Concerteza que estes iluminados da AFCB nem lhes passa pela cabeça a idiotice desta lei que querem impor às pequenas equipas de Futsal.
Tá-se mesmo a ver que realmente o que pretendem é acabar com a modalidade.
Modalidade essa, que neste momento se começa a impor na nossa região, parca em acontecimentos desportivos.
No que toca a desporto, que temos nós por cá?
O SCC infelizmente disputa um dos escalões nacionais mais baixos.
Que outro desporto temos por cá?
Nada mesmo..
Mas no que concerne ao que me traz por aqui, é o seguinte:
Já pensaram esses formados em deitar abaixo a modalidade, que ao imporem esta lei de pagar aos árbritos, estão a contribuir para que a corrupção asumente?
Já pensaram na barbaridade que estão a fazer?
Já imaginaram que problema vai ser, com esta questão da arbitragem?
Já meteram nas cabeças duras, que esta lei (?) dará origem, que o clube A, pague ao árbitro X uma quantia maior que o clube B????
Além do mais, penso que esta lei que nos querem impor só pode ser inconstitucional.
Acho que todas as associações se deveriam reunir neste sentido, para que fosse feita uma exposição à Federação, mesmo que não essa não vá avante, a não ser, que, não haja nada escrito, em que nos fundamentemos
Anónimo disse…
é a realidade que temos..infelizmente.
andam os dirctores a trabalhar à base da carolice, sim pk acredito que ainda existe, e em troca vimos disparar os preços e taxas de tudo da AFCB
ainda se tivessemos arbitros com respeito por quem se esforça para conseguir só participar ....
isto precisa de uma volta...juntem os clubes e fazam um protesto
Anónimo disse…
Uma verdadeira barbaridade.

Para que os caros Bloguistas tenham uma ideia daquilo que pagam os Clubes de despesas obrigatórias, deixo aqui um exemplo da cobrança pela Associação de Futebol de Castelo Branco ( Falando claro do Campeonato Distrital de Futsal Senior Masculino ).

- Quota de Filiação para o Campeonato = 110 Euros
- Quota de Filiação para a Taça de Honra = 54,50 Euros
- Taxa de Inscrição para o Campeonato = 83 Euros
- Taxa de Inscrição para a Taça = 40 Euros
- Taxa de Jogo (cada jogo em casa ) = 27,50 Euros
- Impresso individual do jogador 0,80 Euros
- Impresso individual de Exame Desportivo = 0,85 Euros
- Boletim de Jogo em duplicado = 0,40 Euros cada
- Cartões de Jogadores = 8 Euros Cada + seguro
- Cartões de jogadores revalidados = 5,50 Euros + seguro
- Cartões de Dirigentes desportivos = 11 Euros + Seguro
- Cartões de Dirigentes desportivos revalidados = 8,50 Euros + Seguro
- Fotocópia de relatório de árbitros = 1 Euro
- Reconhecimento de Assinatura de Director de Clubes Filiados = 1 Euro
- Autenticação de Fotocópia de Bilhete de Identidade = 1 Euro
- Custas de Processo Disciplinar / Inquérito ou Revisão de Pena = 62,50 Euros + Despesas com expediente de secretária, designadamente , ajudas de custo do instrutor e demais despesas inerentes ao processo +/- 100 Euros
- Multas de Dirigentes ( Leves ) entre 15 Euros a 30 Euros 1 ou 2 jogos de suspensão
- Multas de Dirigentes ( pesadas )1 Mês de suspensão + 150 Euros
- Custos dos Arbitros ( cada jogo ) +/- 100 Euros
- Custos da GNR ( cada jogo ) +/- 100 Euros

Meus caros amigos , estas despesas são obrigatórias.

Não falo , de aluguer de pavilhão , deslocações , material desportivo , sapatilhas , farmácia etc...etc...

Na AFCB , tudo se paga , desde uma simples fotocópia a fichas/modelos .

Como podem sobreviver os Clubes, com tantas despesas ?
Onde está o incentivo ?

Já agora deixo aqui uma anotação de um comunicado oficial da AFCB ..." OS CLUBES FILIADOS QUE NÃO TENHAM A SITUAÇÃO REGULARIZADA, TERÃO QUE FAZER O PAGAMENTO DAS TAXAS REFERENTES ÀS ÉPOCAS ANTERIORES...." NÃO SERÃO ACEITES OS BOLETINS DE FILIAÇÃO E INSCRIÇÃO DE CATEGORIAS, SEM QUE VENHA ACOMPANHADO DO RESPECTIVO PAGAMENTO...."

Esqueceram-se também de referir , que ao levantar os cartões dos Jogadores e Directores, se não deixarem a garantia de pagamento dos mesmos, não podem participar, ou seja é necessário pagar tudo a tempo e horas, senão vem logo um agravamento de 50% do seu custo e não podem participar no campeonato até essa situação não ficar resolvida.

Já perceberam porque é que eles querem o Campeonato a 4 Voltas ? Quanto mais jogos , mais despesas para os Clubes + taxas em cada jogo disputado em casa + Modelos de Jogo a gastar +++++ sei lá quanto +++++ querem que os Clubes aguentem !

É nestas circunstâncias e nestas condições que querem mais Clubes a participar ?Bem não me parece que seja certo.
Cada um que tire as suas ilações sobre esta matéria.

Um Sócio atento ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
olá..sou um jogador das Minas e tb dirigente do clube...é com muito desagrado ao saber que este ano para além de os preços terem subido ainda termos que pagar aos arbritos.....é uma injustica....muita injustica....ver um desporto que está em expansão no distrito e de repente ir tudo por agua abaixo....todo o esforço dos clubes, a humildade, o companheirismo, a inter ajuda entre outros aspectos, se tar a acabar .....dia 14 lá estarei e concordo contigo...se forem os clubes a pagar aos arbritos nao entramos tb....já é tudo muito caro entao assim....andamos nisso é para nos divertirmos.....fazer novos amigos....agora deixem nos divertir e tratem o futsal distrital com o digno respeito que merece...um abraco para todo o pessoal do ferro e malta que gosta do futsal..(ass:CDMP-nº4)
danitri.® disse…
Todos juntos vamos fazer com que a AFCB volte atrás.
Anónimo disse…
c´um raio.
façamos desta reunião uma final.
mobilize-se toda a gente não só do ferro, mas dos outros clubes e vai tudo pra Castelo Branco, mostrar aqueles tipos de que cepa são feitos estes que gostam de futsal e que pretendem fomentar este desporto.
faça-se um abaixo-assinado, sei lá pensem na melhor maneira de protestar, porque depois de ler as explicações do Paulo Duarte (ele sabe do que está a falar), ainda mais revoltado ficamos ao saber que para participar neste campeonato é precisa muita massa...
e de onde vem ela????
Vão a esse comentário do Paulo e mesmo muito por cima façam as contas, e imaginem o dinheiro necessário para participar.
É muito bonito, entrar no pavilhão (a maior parte do pessoal esquece aquela caixita à entrada) sentar, aplaudir ou protestar (a maior parte das vezes contra jogadores e equpa técnica) e quando o rsultado não é favorável, fazer cenas menos dignas, mas, já se deram conta das dificuldades que a direcção enfrenta, para em troc de nada, dar à população motivo para se orgulhar da nossa equipa?
querem com estas medidas, acabar com esta modalidade que no nosso caso, vem abanar um pouco esta terra que sem outras alternativas no que concerne a actividade, se limita a de vez em quando, ver os ranchos (dois, carago!) nos seus festivais de verão.
vejo, tambem que o pessoal da Bouça e Minas da Panasqueira (benvindos) tambem têm o mesmo sentimento em relação a este caso.
Vamo-nos unir todos pois só assim, conseguiremos levar em frente a modalidade adoptada como a única alternativa ao marasmo a que a nossa terra está votada.
Um sócio desiludido (como o P. Duarte)mas com muita esperança em ver todos os fins de semana a nossa equipa a participar.
####
Anónimo disse…
A Bouça esta com voces dia 14 todos junto vamos fazer força para que esta situação volte atrás, nós apenas queremos participar e passar um bocado de tempo..sugestão: Danitri envia este apelo a todos os clubes....
danitri.® disse…
Gostei muito do comentário Anónimo, 06 Setembro 2007 09:52, simplesmente diz aquilo que eu, como o Paulo Duarte, por exemplo, tanto batalhamos, dizer aquelas pessoas que não se apercebem, ou não se querem aperceber, o que custa criar e manter uma Equipa de Futsal.

A AFCB já sabe que nós, Equipas de Futsal do Distrito de Castelo Branco, não concordamos com o pagamento, por parte dos Clubes, aos Árbitros. E no dia 14 ainda mais se vão aperceber disso, quando TODOS lá formos a dizer que não queremos pagar os Árbitros, que isso é uma OBRIGAÇÃO da AFCB.
Anónimo disse…
Boa tarde! eu xeguei de férias esta semana e ninguém me consegue dizer quantas equipas ha inscritas, ja sei ha algumas que so participam se nao se pagar a arbitragem, mas ate agora, inscritas mesmo quantas há? e ja agora quais? obrigado
Anónimo disse…
Sei q o SCC a ADE e o Benfica de CB convidaram os clubes para reunir e discutir os problemas da AFCB. Gostaria de saber se a vontade do Ferro em mudar esta situação e não pagar os arbitros foi demonstrada nessa reunião... Nesse grupo poderiam expor o problema do Secretario Geral e do seu bom trabalho que fez com q a AFCB pagasse três arbitragens para o Ferro Colmeal do ano passado.... Ele não recebe 1500 euros mes para por tudo em ordem... Por aqui se vê o seu trabalho...

As publicações mais vistas

14ª Jornada: GD Bouça – CP Ferro, 2 - 9

18ª Jornada: ADR Retaxo – CP Ferro, 6 - 3.

Torneio de Abertura do Campeonato Regional de Pétanca.