Torneio de Abertura do Campeonato Regional de Pétanca.

Para mostrar aos críticos que a Casa do Povo não é só Futsal, aqui vai:

--- ABERTURA DO TORNEIO DE PÉTANCA EM DOUBLETTE ---------
----------------------ÉPOCA 2007 ---------------------------
-------CAMPEONATO REGIONAL DA BEIRA BAIXA-----

Nos próximos 5 Meses irá se realizar o Torneio Regional da Beira Baixa de Pétanca, onde a abertura se realizou aqui, na Vila do Ferro, depois o Campeonato terá 9 Jornadas, em que cada Equipa realizará uma em casa, sendo a Jornada do Ferro realizada no dia 15 de Julho.

Este Torneio de Abertura contou com uma participação de 23 Equipas, 46 participantes. Começou logo ás 9 horas da manhã, com o Torneio a decorrer num dia que se pensaria que iria estar bom meteorologicamente.


(clica nas imagens para aumentar)




Ao mesmo tempo que corria o Torneio, havia o "Jogo ao Alvo", que consiste em jogar 3 bolas para um quadrado com pontos de 20 a 100, quem fizesse mais pontos, ganhava o 1º lugar.



Depois, lá para as 12:30h, todos os participantes foram almoçar, num almoço que correu com muita conversa, e muito convívio.



A seguir ao almoço, o dia começou a piorar metrologicamente, mas não fez com que os participantes deixassem de jogar.



È de louvar o gosto que os participantes têm á Pétanca, porque a maioria decide jogar, mesmo a chover.


Alguns iam arranjando estratégias para que não se molhassem tanto. Por exemplo, aqui, abrigavam-se debaixo dos bancos dos suplentes, e iam saindo um a um quando era a sua vez de jogar.



Mas o Torneio lá foi continuando, e ao fim da tarde o dia melhorou. Aqui estava-se a jogar a Final.




Ao mesmo tempo, aqui disputava-se os 3 primeiros lugares no "Jogo do Alvo".



Terminado o Torneio, e antes de se receberem os prémios, houve um pequeno lanche oferecido pela Junta de Freguesia do Ferro.



Logo depois veio o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Paulo Torais, para a entrega dos prémios.


Assim, na Principal, o 1º Lugar foi para a dupla Pedro Santos, e Hélder Bizarro. Equipa da Casa do Povo do Ferro.

Em 2º Lugar, Francisco Martins, e João Batista. Equipa da Casa do Povo do Ferro.


Na consolação, o 1º Lugar foi para o Nuno Franco, e Aires Batista. Equipa do Clube Caça e Pesca do Zêzere e Meimoa.


No 2º Lugar ficaram, Bruno Robalo, e Pedro Gonçalves. Equipa da As. dos Trabalhadores da C. M. do Fundão.



No "Jogo do Alvo", o 1º Lugar foi para João Carrondo.


Este Torneio serviu para que se mostrasse quais são as principais Equipas que vão lutar para o 1º Lugar do Campeonato, mas principalmente, ficou ciente que o convívio é o principal motivo destes Torneios.

Para terminar, não posso deixar de agradecer á Junta de Freguesia, principalmente ao Sr. Enf. Paulo Torais, pelo trabalho que fez, pela disponibilidade que teve, e pela a ajuda que ofereceu, muito Obrigado.
Agradeço também ao Sr. Agostinho, pela a ajuda que nos deu, e ao Sr. Luís, e á Esposa, que abriram o Bar.

Foi um dia bem passado, foi pena a chuva que veio, mas penso que não estragou totalmente. Só tenho pena que os Ferrenses não tenham vindo assistir a este Jogo Tradicional Francês, possivelmente, e compreende-se, foi devido á chuva.

Agora, no dia 15 de Julho realizar-se-á, aqui na Vila do Ferro, a ultima Jornada do Campeonato Regional de Pétanca. Em breve colocarei aqui o calendário completo do Campeonato.

COMO SE JOGA PÉTANCA:
(clica para aumentar)





REGRAS DA PÉTANCA (SIMPLIFICADAS):


Para se jogar Pétanca, geralmente, o espaço de jogo não tem tamanho exacto.
As equipas são compostas por dois ou três jogadores, se forem dois, são três bolas de metal para cada um, se forem três jogadores, são duas bolas para cada. As bolas têm que ter um diâmetro compreendido entre 7,05 cm e 8,00 cm, e um peso compreendido entre 650 gramas e 800 gramas.
Um lance da moeda determina qual a equipa que vai jogar em primeiro lugar, (exemplo: Equipa A e Equipa B). Um jogador da Equipa A selecciona um ponto e marca um círculo para colocar os pés, de aproximadamente 50 cm de diâmetro, depois lança o Bouchon (pequeno pedaço de madeira que irá servir de alvo). A seguir esse mesmo jogador, ou um colega da Equipa, posiciona-se no circulo, e lança a primeira bola, tentando assim chegar tão perto quanto possível do alvo. Depois um jogador da Equipa B joga, tentando fazer melhor, se a bola ficar mais perto do Bouchon, ganham o ponto, e é a Equipa B a tornar a jogar, se ficar mais longe, continua a Equipa A a jogar, até acabarem as bolas, ou até ganharem o ponto.
As equipas continuam alternando jogadas até esgotarem as esferas, tentando sempre colocá-las o mais perto do alvo, ou ainda tentando acertar nas esferas dos adversários e fazer, assim, com que afaste as esferas do oponente e as suas fiquem mais perto do alvo.
Depois de se acabarem as bolas, contam-se os pontos, uma Equipa tem tantos pontos quantas bolas se encontrarem mais próximo do Bouchon, em relação ás bolas do adversário. Com isto é o fim da “Mena”, jogada, a seguir lança-se outra vez o Bouchon.
O fim da partida acontece quando houver uma primeira Equipa a totalizar 13 pontos, saindo assim vencedora.

Comentários

Anónimo disse…
Seria benéfico, que algum Dirigente deste Departamento, fizesse uma retrospectiva do que é a Petanca e em que consiste esta Modalidade! ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Pois tambem concordo.
Poderiam aqui escarrapachar as regras deste jogo, e assim ganharem mais adeptos desta modalidade
danitri.® disse…
Eu não sou a pessoa indicada para falar sobre este jogo, sei jogar, sei algumas regras, mas não as sei totalmente, nem conheço assim tão bem o jogo para falar sobre ele. Mas vou tentar para que se aqui coloque um comentário, a explicar o que é a Pétanca.
Tó Elias disse…
Como complemento às regras da Petanca que o Daniel fez o favor de transcrever, poderão, consultar o site www.fepetanca.com
É um site espanhol, mas lá poder ter acesso a tudo o que se relaciona com esta modalide.
Concerteza que tambem haverá um site em português.
Cumprimentos e bom torneio
Anónimo disse…
Logo que seja possivel,poderiam os resposnsáveis incluir o calendário dos jogos, >(se já o houver) para assim quem queira acompanhar a nossa equipa, se poder organizar
Anónimo disse…
Parabéns por este esclarescimento sobre esta Modalidade.
Não tenho qualquer dúvida que quem ler as regras, fique elucidado sobre as mesmas.
Quero também desejar boa sorte ao Departamento, porque no ano passado já representou e bem a Casa do Povo do Ferro, com excelentes vitórias.
( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Já agora e porque esta Modalidade está em claro ascendente na Freguesia, que tal o Administrador do Blog postar os nomes e a fotografia dos jogadores do Departamento de Futsal da Casa do Povo do Ferro. ( Paulo Duarte )
Anónimo disse…
Desculpem não é fotografias de Futsal mas sim de Petanca.é o que faz quando escrevemos depressa.
Carlos disse…
Bom trabalho e boa continuação !
aproveito para vos dar a conhecer o meu site, esperovos la, ok

www.petanca.com.pt

As publicações mais vistas

14ª Jornada: GD Bouça – CP Ferro, 2 - 9

18ª Jornada: ADR Retaxo – CP Ferro, 6 - 3.