maio 05, 2007

Play-Off, Final, 1º Jogo. Peso – Ladoeiro, 6 – 10

Neste Sábado realizou-se o 1º Jogo da Final dos Play-Off, onde se defrontaram as Equipas do Peso, e do Ladoeiro.
Foi um Jogo muito equilibrado na 1ª parte, com ambas as Equipas a terem oportunidades de marcar, mas poucas a serem concretizadas em golo, porque na 1ª Parte foi um festival de golos falhados, para ambos os lados. Assim o marcador chegou ao intervalo com o Ladoeiro a ganhar 6 a 5.
Na 2ª parte o Ladoeiro entrou decidido a ganhar o Jogo, marcando, fazendo assim com que o marcador chegasse aos 10 a 5. Depois o Peso ainda tentou dar a volta, jogando com Guarda-Redes avançado, mas apenas conseguiu marcar mais um, fazendo assim com que o Jogo terminasse, com o Ladoeiro a ganhar fora de casa por 10 bolas a 6.

Foi um Jogo onde se esperava mais das duas Equipas, na 1ª parte falharam-se alguns golos, da parte das duas Equipas, alguns quase de baliza aberta, e numa Final isto nunca o pode acontecer. Já na 2ª parte, também se falhou muitas oportunidades, mas o Ladoeiro soube concretizar mais, e assim ganhar. Mas foi um Jogo muito fraquito, para uma Final, onde não se mostrou o verdadeiro Futsal das duas Equipas, posso dizer até que parecia um Jogo de “solteiros casados”.

Já a Arbitragem, e como se esperava, porque esta dupla, e já é do conhecimento de muitos, não é muito eficaz, e saliento aqui o que já foi dito inúmeras vezes, como é que é possível a AFCB nomear estes Árbitros para um Jogo tão importante como este. É que foi uma vergonha o que se presenciou em termos de Arbitragem neste Jogo, onde houve casos que eram totalmente visíveis, mas parece que só o Árbitro é que não os via. Uma vergonha, parece que isto nunca irá mudar.

Agora que venha o 2º Jogo, que se vai realizar no Ladoeiro, onde o Peso, vai fazer tudo por tudo para que se Jogue um 3º Jogo. Mas, vamos ver.

maio 01, 2007

Play-Off, Final. 1ª Jogo, 5/05/07: Peso-Ladoeiro, 16h.

Depois das Equipas do Ladoeiro e do Peso terem ganho a 1ª Eliminatória, deste Play-Off, vão Jogar agora a Final. Assim o 1º Jogo, de 3, irá se jogar no campo do pior classificado (entre as duas Equipas) da 1ª Fase:

5 de Maio: AJ PesoACD Ladoeiro, 16h, Pavilhão do Peso.

Irá ser com certeza um excelente Jogo de Futsal, onde ambas as Equipas vão lutar para conquistar a Vitória. Boa sorte para ambas.

abril 28, 2007

Play-Off, 3ª Jornada. Peso – Retaxo, 7 – 6, resultado final.

Neste Sábado, dia 28 de Abril, jogou-se a 3ª Jornada dos Play-Off, devido ao empate que havia entre as Equipas do Peso e do Retaxo. Assim lá se encontraram as duas Equipas no Pavilhão do Peso, com um ambiente fantástico, com cada uma das claques a apoiarem os seus clubes freneticamente.

Este foi um Jogo praticamente igual ao da 2ª Jornada, em que eu assisti, foi um Jogo muito renhido, muito emotivo, com ambas as Equipas a lutarem muito para conseguir os seus objectivos. Foi sempre um Jogo taco a taco, que qualquer Equipa o poderia ganhar, dado que as duas Equipa estavam a fazer um Jogo equivalente.


O Peso marcou primeiro, mas depois deixou-se abater, e o Retaxo logo passou para frente do marcador, fazendo o 2 a 1. Ao Intervalo estava o Retaxo a ganhar por 3 bolas a 2.



Na 2ª Parte, o Retaxo parece que entrou um bocado adormecido, deixando com que o Peso fizesse o 3 igual, depois marcou o 4 a 3, e o 5 a 3. Mas o Retaxo recuperou, jogando com o Guarda-Redes avançado, chegou a empatar a partida, ficando 5 igual, e terminando o tempo regulamentar, foi-se para tempo extra. Nos primeiros 5 minutos, dos 10 do tempo extra, o Retaxo fez um golo, ficando 6 a 5, depois já quase ao fim dos 10 minutos o Peso tornou a empatar, por intermédio de Kaka, levando a sua Equipa para os penaltis. Tenho que salientar que o Kaka marcou esse golo, com a Equipa do Retaxo a jogar com mais 1, que, na minha maneira de ver, nunca o poderia acontecer, mas aconteceu, e o Futsal tem destas coisas.



Chegando aos penaltis, as duas Equipas deram o seu melhor, e o resultado final foi de 7 bolas a 6, vencendo o Peso.




Como já o disse, penso que qualquer Equipa poderia sair como vencedora desta partida, porque foi um Jogo muito renhido, onde, exepto um momento ou outro, o Jogo foi sempre Jogado taco a taco, sempre igualmente disputado pelas duas Equipas.


Quanto á Arbitragem, foi igual como durante o Campeonato todo, ou seja, muito má, muito defeituosa, com alguns erros a acontecerem em certos pormenores. Agora se isso decidiu o resultado do Jogo, não sei, não vou levantar polémicas.
Na 1ª parte houve, penso eu, um penalti clarinho a favor do Peso. O Árbitro estava a pouca distancia, mas parece que não o viu.
Depois já durante o Jogo, ouve alguns erros, que nós já podemos considerar normais, para o Distrital.
Na 2ª Parte, o guarda-redes do Peso agarra a bola fora de área, mas não foi por milímetros, foi por alguns centímetros, a poucos metros do mesmo Árbitro, mas parece que também não viu.
Foram dois erros que achei incríveis, porque toda a gente os viu, menos os Árbitros. Mas começamos a estar habituados.

Foi um excelente Jogo de Futsal, muito disputado pelas duas Equipas, e ambas o poderiam ganhar, mas foi o Peso que, se calhar, teve mais sorte.

Parabéns ao Peso pela Vitória, e Boa Sorte para a Final com o Ladoeiro.

abril 26, 2007

Fim de Época 2006/2007, da Equipa de Futsal da Casa do Povo do Ferro.

No dia 25 de Abril, ultima quarta-feira, fez-se uma pequena Festa de despedida da Época de Futsal 2006/2007, da Equipa da Casa do Povo do Ferro.
Este pequeno convívio foi realizado numa Casa de Campo do nosso Zé Samarra.

Para comentar este dia, deixo aqui este pequeno comentário, escrito no Post anterior, pelo Sr. Paulo Duarte, que para mim, é a pessoa mais importante do Futsal da Casa do Povo do Ferro. Para mim, se não fosse o Paulo Duarte, o Futsal do Ferro não chegava onde chegou.
Fica aqui este comentário, em agradecimento por tudo o que o Paulo Duarte fez no Futsal da Casa do Povo do Ferro:

“ (...) Foi com um enorme prazer e com alguma tensão que vivi o dia de ontem que tardarei a esquecer e perdurará por muito tempo na minha memória , foi um dos momentos mais bonitos da minha vida...acreditem pois estou a falar muito a sério.
Num encontro chamemo-lhe de despedida de época, ou reencontro, ou um até breve qui çá , tive e tenho a melhor satisfação de o dizer em público, que tudo mas tudo correu as mil maravilhas (o tempo veio graças a Deus e ao S.Pedro ajudar, pois estava aflito com todos as névoas e alguns chuviscos, mas lá mandei um fax para cima e melhorou).
Num almoço amavelmente e caprichosamente bem concebido pela mãe do nosso Zé Samara, tudo esteve ao melhor nível, desde os patos ofertados pela família Prata , daí os nossos singelos agradecimentos, a cozedura do pão logo pela manhá num forno caseiro, ao churrasco, tudo esteve no seu maravilhoso e rigoroso esplendor.
Salientamos a presença de : José Robalo, José Martins, Esposa e 2 Filhos e Mãe, Bruno Paulo ( Ginja ) + Esposa e a bébé laurinha, Tiago Ferreira ( cá grande moca ou Batata, o portão não é para arrancar ), Ricardo Marcelino, Pedro Ferreira ( engatatão, da fama ninguém lha tira ) , Ricardo Barros ( Barritos prós amigos ), o nosso Daniel ( Pitbull ), João Morais ( Balão/Pé de Canhão ) + esposa , Luís Rodrigues + esposa e o bebé Lucas, Sérgio Abrantes ( Sérginho ), João Prata, Zé Mendes ( Mister ) + esposa e 2 Filhos, Nelson Pires ( Piquet ), mas também quero expressar a minha solidariedade a quem não põde estar presente, mas como tudo na vida, temos que escolher e esta data era a mais apropriada, é sempre difícil conseguir juntar toda a gente, contudo realço que durante todo o dia tive-os mas todos , a quem não estava presente, acreditem que estiveram sempre no meu pensamento, porque também eles são enormes (...)"

O Grupo, faltam alguns, que no momento não se encontravam:



As Mulheres, que em toda uma Época ficaram em casa, á espera do Marido, ou do Pai. Para Elas, um Muito Obrigado também:



"(...) Foi realmente para mim , um encerrar 5 + uma estrela , de uma passagem pela Casa do Povo do Ferro e , honra tenho que o dizer aqui , muita honra tive e tenho de ter conhecido toda esta família, que não poderá nunca retirar-me este sorriso que tenho e uma lágrima no cantinho do olho ( já tenho saudades ), quando neste momento estou a escrever .
Faço votos que todos os intervenientes tenham o dobro do que eu desejo a mim próprio, e desejar para quem continuar que acreditem sempre no Futsal.
Estarei sempre em contacto com todos , pela amizade e pelo carrinho , porque tive os melhores momentos da minha vida com todos estes GRANDE SENHORES DA BOLA.
Ao Zé Samara , agradecer-lhe o espaço da sua casa de campo, tudo esteve maravilhoso bem.
E prá todos os Bloguistas que estiverem ou que não estiverem em contacto directamente com uma Instituição, dizer-lhes apenas que acreditem naquilo que aqui deixo transcrito.... foi um enorme prazer estar junto de toda estes protagonistas, não há por vezes palavras pra descrever isto, e estas já me faltaram...
Saudações Desporivas .
Muito obrigados a todos e um abraço muito sentido. ( Paulo Duarte )
26 Abril, 2007 11:07"

Algumas Fotos desta tarde de convívio (depois eu disponibilizo as fotos todas):
.
O Almoço:
.

Depois do Almoço, o Tiro ao Alvo, com Arma de Pressão de Ar:



E Pistola de Ar Comprimido:



Pausa para um café:



Depois a tarde lá continuou, com Tiro ao Alvo, e Ping-Pong:



Foi o terminar de uma Época que não correu tão bem como se esperava, mas a festa fez-se á mesma, e como se costuma dizer, para o Ano há mais.
----------------------------------------------
Esta Época de Futsal da Equipa da Casa do Povo do Ferro, fica aqui retratada neste Blog. Fica cá o Bom, e o Mau, para que daqui a uns Anos venhamos cá, para vermos como foi a Época de Futsal 2006/2007.
Foi um Ano, que apesar de algumas coisas ruins, e de não termos conseguido o Sonho, foi um Ano muito bom, porque apesar de tudo, foi um Ano de convivências, com um grupo espetacular.

Foi um Ano onde toda uma Equipa trabalhou para conseguir os seus objectivos, e sei que todos se esforçaram, por isso quero aqui agradecer a todos os Jogadores, João Prata, Sérgio Marques, Tiago Ferreira, Ricardo Marcelino, João Morais, Bruno Raposo, Edgar Geraldes, Nelson Pires, Luis Rodrigues, Edgar Fernandes, Bruno Paulo, Hélder Santos, Pedro Ferreira, Tiago Matos, Ricardo Barros, e ao Tiago Roberto, e Flávio Duarte. Ao Treinador Zé Mendes, aos Directores Zé Robalo e Zé Manuel “Samarra”, ao Massagista Agostinho, e ao Paulo Duarte, por tudo o que fizeram, MUITO OBRIGADO.
Por tudo o que fizeram, e apesar de não conseguirmos aquilo que pretendíamos, PARABENS EQUIPA DE FUTSAL DA CASA DO POVO DO FERRO.

abril 25, 2007

Play-Off. 3ª Jornada, Peso – Retaxo. Desempate.

Depois da Primeira e Segunda Jornada deste Play-Off, e já dado como apurado a Equipa do Ladoeiro para a Final, vai se jogar uma Terceira, para que as Equipas do Peso e do Retaxo desempatem . As duas Equipas têm um jogo ganho cada uma, o Retaxo ganhou em casa (6 – 4), e o Peso também ganhou em casa (6 – 5), por isso vai-se jogar este desempate, para que assim, a que passar, jogar a Final.

Sábado, 28: AJ Peso - ADR Retaxo, 16h, Pavilhão do Peso.

Se houver empate em golos, após o tempo regulamentar de jogo:

a) O Jogo será interrompido durante cinco minutos e depois prolongado por mais dez minutos, divididos em duas partes de cinco minutos cada, sem intervalo, mas com troca de campo;

b) Se, no final deste prolongamento, o empate subsistir, apurar-se-á o vencedor por marcação de pontapés da marca de grandes penalidades, seguindo as disposições das Leis de Jogo.

Estes dados foram retirados do site da AFCB,
AQUI.

Boa sorte para as duas Equipas.

abril 17, 2007

Play-Off, 2ª Jornada. Resultados.

Este Sábado, dia 21 de Abril, jogou-se a 2ª Jornada da 1ª Eliminatória dos Play-Off, deste Campeonato Distrital de Futsal. Os resultados foram os seguintes:

ACD LadoeiroCCDR Colmeal da Torre, 6 - 4

AJ PesoADR Retaxo, 6 - 5


Nesta 1ª Jornada, no jogo Ladoeiro – Colmeal da Torre, verificou-se o favoritismo da Equipa do Ladoeiro, como se esperava, e depois do Ladoeiro ter ganho fora de casa, em casa só poderia “matar” a Eliminatória, foi o que aconteceu, e assim assegurar um lugar na Final.
Quanto ao Jogo Peso – Retaxo, foi um Jogo muito renhido, estando algum tempo da 1ª Parte o jogo empatado, primeiro a 1 golo, depois a 2 golos, mas antes de irem as Equipas para o intervalo, o Retaxo marcou, e foi para os balneários a ganhar por 3 bolas a 2. Mas logo no começo da 2ª Parte, a Equipa do Peso empatou, e a partir daí só deu quase Peso, foi o 4 a 3, 5 a 3, e o 6 a 3, mas o Retaxo recuperou, e fez mais 2 golos, ficando o resultado final do Jogo 6 a 5, com o Peso a ganhar, e a obrigar a fazer-se um 3ª Jogo, já no próximo Sábado, dia 28 de Abril.
Assim o Ladoeiro vai ficar á Espera da Equipa que irá defrontar na Final.

-------------------------------------------------------

Final dos Play-Off:

E quanto á final dos Play-Off, a AFCB (Associação de Futebol de Castelo Branco) emitiu um comunicado sobre esta final. Vem esta Associação comunicar que, por lapso, indicou que a final do Campeonato Distrital de Futsal Seniores Masculinos iria ser disputada apenas num jogo em campo neutro. Ao que parece tal facto iria contra os regulamentos da FPF, pelo que a mesma se irá disputar à melhor de três, sendo o primeiro jogo disputado no Pavilhão indicado pela Equipa pior classificada da 1ª Fase, (entre as Equipas que disputam esse jogo) e depois o segundo Jogo, realizar-se-á num Pavilhão indicado pela Equipa melhor classificada, da 1ª Fase. Independentemente será disputado um terceiro jogo no recinto indicado pelo clube
melhor classificado na 1ª Fase
.
O vencedor do terceiro jogo será declarado o vencedor da eliminatória, e por conseguinte, Campeão Distrital de Futsal, Época 2006/2007.

Esse tal comunicado está AQUI.


Datas e Horários da Final dos Play-Off:

As datas dos Jogos dos Play-Off, conforme ESTE comunicado, são as seguintes:

- 1º Jogo: dia 5 de Maio, ás 16 horas;
- 2º Jogo: dia 12 de Maio, ás 16 horas;
- 3º Jogo: dia 13 de Maio, ás 16 horas;


Daqui sairá o vencedor do Campeonato Distrital de Castelo Branco de Futsal Sénior.

Comunicado da Direcção da Casa do Povo do Ferro, perante os últimos acontecimentos do Futsal Distrital.

Comunicado da Direcção da Casa do Povo do Ferro, emitido no dia 16 de Abril em directo, pela Rádio Caria e pela Rádio Cova da Beira.

Comunicado :

Tendo sido a Casa do Povo do Ferro uma Colectividade exemplar, e cumprindo com todos os deveres ou argumentos desportivos, que para isso acarretam por vezes factos subsequentemente abrangidos pela tutela disciplinar, sendo este um estado democrático , ao qual está e estará sempre subjacente a defesa da veracidade dos factos que ocorrem durante um Campeonato, por ter sido esta Instituição afastada inexplicavelmente por negligência, divulgamos o seguinte :

Entendemos que a AFCB, é o exemplo como Instituição que deve e continuará a estar presente na base da pirâmide desportiva, sobrepondo, vigiando e fazendo regulamentar as Leis base do futebol, dando o exemplo aos Clubes filiados que também fazem parte desta essência desportiva, defendendo-os todos por igual.

Assim e após toda a novela protagonizada pela Direcção da Associação de Futebol de Castelo Branco, quanto ao apuramento para o acesso aos Play Off, verificou-se uma sobreposição de poderes, não tendo esta em devido tempo e com a responsabilidade desportiva que merecia este Clube seu Filiado, pedido o parecer jurídico que aos órgãos competentes merecia essa especial atenção.
Não o tendo feito omitiu, errou e condenou a essência pura e crua desta modalidade desportiva.
Carece da verdade desportiva todos estes episódios, que prejudicaram a Casa do Povo do Ferro, nos apectos psicológicos, morais, financeiros e acima de tudo no seu bom nome.

Em consequência de toda esta bruma esquisita; e salientando que até agora, ainda não teve esta Colectividade uma palavra de reconforto , nem um pedido de desculpas públicas nem escritas da Associação de Futebol de Castelo Branco, assumimos publicamente o nosso repúdio e entendemos que a Direcção da AFCB deveria pedir a demissão, pelos danos causados à Casa do Povo do Ferro e por ter posto em causa a verdade do Futebol.

A Casa do Povo do Ferro, está simples e somente no âmbito da verdade desportiva, onde numa sociedade democrática, nunca poderia ter sido exposta desta forma, tendo apelado ao bom senso e que fosse tido em conta tudo o que de legal e moralmente deveria ter sido feito.

Não havendo mais nada a lamentar, esperamos que de futuro não continuem esses erros avassaladores, que pura e simplesmente fazem com que os nossos campeonatos distritais estejam em retrocesso.

Em democracia, perde-se e ganha-se, mas com lealdade, nunca divagando.

Ferro, 16 de Abril de 2007
A Direcção

abril 16, 2007

Os números desta Época de Futsal da CP Ferro.

Chegado ao fim desta Época de Futsal, lanço agora algumas tabelas, estatísticas, e números, do que foi estas 18 Jornadas que a Equipa da CP Ferro realizou. Clica nas imagens para aumentar.

A Tabela Classificativa:



Todos os Resultados:


O numero de golos marcados por cada Jogador:



- nº 3: João Morais;
- nº 5: Edgar Geraldes;
- nº 7: Luis Rodrigues;
- nº 8: Edgar Fernandes;
- nº 9: Bruno Raposo;
- nº 10: Bruno Paulo;
- nº 11: Hélder Santos;
- nº 13: Flávio Duarte;
- nº14: Pedro Ferreira;
- nº 15: Tiago Matos;
- nº 16: Ricardo Barros;


O numero de jogos em que cada Jogador foi convocado:





Em termos disciplinares, temos:

- Edgar Geraldes: 1 vermelho directo, do ultimo Jogo da Época anterior;
- Tiago Matos: 1 vermelho por acumulação de amarelos, do jogo da 3ª Jornada;
- João Morais: 1 vermelho por acumulação de amarelos, jogo da 6ª Jornada;
- Ricardo Barros: 1 vermelho por acumulação de amarelos, jogo da 7ª Jornada;
- Tiago Ferreira: 1 vermelho directo, jogo da 16ª Jornada;


E estes são os dados estatísticos da Época 2006/2007, da Equipa da Casa do Povo do Ferro.